top of page
Buscar
Mylena Eduarda Ribeiro Bertolo

A jornada de Odisseu em um musical: EPIC

**Sobre a autora: Mylena é estudante de História na Universidade de São Paulo (USP), tem 22 anos e atualmente mora em São Paulo. Possui interesse pela história do cotidiano, com uma ótica voltada para as relações de gênero. Além disso, gosta de literatura, artes e conservação-restauro.)

Figura 1 – EPIC: The Troy Saga/Fonte: Apple Music

A Antiguidade grega, representada através da cultura pop, sempre atraiu um público amplo e diverso, sendo um dos casos de maior notoriedade os livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor norte-americano Rick Riordan. Seja através da literatura ou de filmes, as histórias do mundo grego antigo continuam vivas, com inúmeras releituras adaptadas ao nosso tempo. Nesse sentido, para os amantes da mitologia grega e de musicais, o álbum conceito EPIC (figura 1) chegou para fascinar esse grupo.

Figura 2 – Jorge Rivera-Herrans/Fonte: Site Epic the musical.

O musical EPIC foi criado pelo artista porto-riquenho Jorge Rivera-Herrans (figura 2). Ele interpreta Odisseu, personagem destaque da Ilíada e protagonista na Odisseia de Homero[1]. De acordo com o site do artista, o álbum conceito vai ser dividido em 9 sagas, das quais duas já estão disponíveis para o público: The Troy Saga, lançada em dezembro de 2022 e que conta a história do final da Guerra de Troia e o início da longa jornada de volta de Odisseu e sua tripulação para casa; e The Cyclops Saga (figura 3), lançado no início de 2023, a qual narra uma importante cena dentro da história da Odisseia, a da caverna do ciclope Polifemo - monstro mitológico de um olho só. A música Warrior of the mind permitiu que o álbum e Jay (apelido de Jorge) ficasse conhecido, uma vez que a música viralizou no aplicativo Tik Tok. Até o momento, o som original de Jorge Rivera-Herrans conta com aproximadamente 115 mil publicações no aplicativo[2]. A canção retrata o primeiro encontro entre Odisseu e a deusa da sabedoria, Atena.


O catalisador para o sucesso da música foi dado graças aos fãs dos livros de Percy Jackson, pois eles a incorporaram para servir de exemplo de diálogo entre os personagens Percy, filho de Poseidon, e Annabeth, filha de Atena.


As inspirações de Jay são uma combinação de vídeo games e animações com as obras da antiguidade grega. No seu vídeo Differences between EPIC and Homer’s The Odyssey (Diferenças entre EPIC e a Odisseia de Homero), Jay explica que a adaptação tem como tema principal o uso da falta de compaixão ou sensibilidade (ruthlessness) a fim de proteger aqueles que você se importa e a si mesmo, portanto, ele vai moldando e ajustando a obra clássica para alcançar os propósitos desse tema. Um exemplo disso é a jornada de Odisseu, em EPIC é demonstrado o aprendizado do personagem, em que, com o tempo, ele aceita seu lado cruel, enquanto que na Odisseia não há uma ponderação moral sobre seus atos. A música Just a Man é um ótimo exemplo desses questionamentos, pois o personagem principal se pergunta qual o limite para uma pessoa deixar de ser um homem e se tornar um monstro.

Figura 3 – EPIC: The Cyclops Saga/Fonte: Apple Music

Em relação ao processo criativo do artista, em seu vídeo How I write lyrics in EPIC (como eu escrevo as letras em EPIC), Jay comenta que sempre escreve as letras já com a melodia vocal em mente, ou seja, para além das palavras, o mais importante na composição são as notas melódicas e as vozes que a irão compor, sendo diferentes para cada personagem. Com essa linha de pensamento, trazendo a experiência de EPIC para mais perto dos fãs, Jay também utiliza a plataforma Tik Tok para realizar audições livres em busca de vozes marcantes que irão interpretar homens ou deuses nas sagas seguintes, somando às vozes que já conhecemos como a de Atena (Teagan Earley) e Polites (Steven Dookie). A sua última audição foi para dar voz ao personagem Telêmaco, filho de Odisseu e príncipe de Ítaca, contando com 931 duetos em resposta.


Assim, embora com apenas duas sagas divulgadas, as músicas com letras e melodias elaboradas do musical EPIC chegaram para ficar, atingindo um vasto público de amantes da mitologia grega. Por exemplo, em menos de uma hora do lançamento, EPIC: The Cyclops Saga atingiu o primeiro lugar no aplicativo iTunes na categoria trilha sonora, desbancado a obra prima de Lin-Manuel Miranda, o musical Hamilton. Portanto, para aqueles apaixonados tanto por mitologia grega como por musicais – assim como eu –, deem uma chance para a jornada de Odisseu no álbum conceito de Jorge Rivera-Herrans: EPIC.


[1] Tanto a Ilíada quanto a Odisseia são poemas épicos associados ao poeta grego Homero, compostos por volta de 700 a.C. De forma resumida, a Ilíada vai retratar o último ano da Guerra de Troia e a cólera do herói Aquiles. Já a Odisseia conta a tortuosa jornada do herói Odisseu em sua missão de retornar a seu lar, Ítaca, e para os braços de sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco.

[2] Link para o áudio viralizado da plataforma Tik Tok: https://www.tiktok.com/music/original-sound-7180430250818489134



Referências bibliográficas

JORGE RIVERA-HERRANS. Epic the musical, ©2022. Uma releitura de uma das jornadas do herói mais antigo de todos os tempos. Disponível em: https://www.epicthemusical.com/. Acesso em: 10 abr. 2023.

RIVERA-HERRANS, Jorge. Differences between EPIC and Homer's The Odyssey. Youtube, 13 abr. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IU10JNifMQI&t=14s&ab_channel=Jorge%22Jay%22Rivera-Herrans. Acesso em: 15 abr. 2023.

RIVERA-HERRANS, Jorge. How I write lyrics in EPIC. Youtube, 02 abr. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IU10JNifMQI&t=14s&ab_channel=Jorge%22Jay%22Rivera-Herrans. Acesso em: 15 abr. 2023.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page