MIGRAÇÃO no dicionário: Processo de entrada (imigração) e de saída (emigração), de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que se muda de país para outro ou de uma região para outra.
Cinema
Cafarnaum (2018)
Com a direção feita pela cineasta e atriz libanesa Nadine Labaki, “Cafarnaum” é um drama que reúne uma série de discussões, sendo uma delas a migração de pessoas em busca de sobrevivência num sistema onde a maioria é destinada à miséria e a condições desumanas.
Protagonizado por Zain, uma criança privada de sua infância, o filme nos leva à realidade cruel do cotidiano de uma família desestruturada, na qual os pais estão sempre ocupados trabalhando em uma marcenaria, enquanto Zain carrega a responsabilidade de cuidar de seus irmãos no cortiço onde vivem. Mas é quando sua irmã de onze anos tem sua primeira menstruação e é vendida – prometida em casamento– a um homem mais velho, tornando-se escrava sexual, que Zain se revolta e tenta impedir que a levem. No entanto, quando percebe que seu plano fracassou e não há mais possibilidades de salvar sua irmã, Zain decide fugir em busca de uma vida melhor.
É em meio a esse cenário que o protagonista se depara com um mundo cruel, onde pessoas migram buscando sobreviver em lugares marginais e onde os direitos humanos são como um conceito extinto. Ao longo do filme surgem temas como a crise dos imigrantes [1], abandono familiar, violência contra a mulher, despreparo paterno, abuso sexual, trabalho infantil, preconceito étnico e muitas outras questões que chocam o telespectador. De fato, esse é um filme que embrulha o estômago e causa uma série de desconfortos em quem assiste, trazendo um pouco do olhar daqueles que estão à margem e quais são suas dores cotidianas, sendo muitas dessas as dores de quem precisa migrar em busca do direito de viver.
Música
Asa Branca - Luiz Gonzaga
“Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão”
A história que a música apresenta mostra de maneira bem clara o conceito de um tipo de migração: a transumância. Esse tipo de migração possui como causa as conjunturas climáticas, ou seja, algum fenômeno climático (seca, muita chuva, frio extremo, calor extremo) faz com que a qualidade de vida de determinadas pessoas seja afetada e, consequentemente, exige sua migração para outro lugar de maneira temporária. No caso da música, a causa climática é a seca, que fez com que ele perdesse seu gado, assim, o eu-lírico afirma que espera a chuva chegar para voltar ao sertão.
Pinturas e Literatura
“A Scene Of Twisted Faces Protesting For Work And Bread” [2] - Antonio Berni, exposto no MALBA em Buenos Aires.
A obra dialoga diretamente com a crise econômica argentina, causada por políticas neoliberais que precarizaram o proletariado, geraram um aumento do desemprego no país e, consequentemente, o aumento da fome. Não à toa, o nome do quadro envolve protesto por trabalho e dinheiro, retomando a forma do popular perante uma crise que afeta diretamente os direitos humanos dessas pessoas. A situação dessa obra se assemelha muito com o que se tem vivido no Brasil desde 2016, devido à presença de políticas que desestruturam as classes populares e aumentam a miséria do povo.
Nesse contexto, podemos relacionar o cenário brasileiro com a situação precária e de abandono em que vivem muitos imigrantes, como por exemplo os latino-americanos nos EUA, que sofrem com diversas formas de opressão como: exploração da força de trabalho, desemprego, fome e abandono estatal.
“Navio de Emigrantes” - Lasar Segall, pintor lituano-brasileiro (1891-1957)
" Os emigrantes,
seres humanos,
repassados de nostalgia e saudades,
de esperanças e desilusões." - Lasar Segall
Nesta obra, o pintor preza pela predominância da temática "emigração'', uma vez que ele retrata não aqueles que chegaram, mas aqueles que partiram, assim como ele. A pintura é o retrato de um drama social e o destino trágico da humanidade, expressando tudo através da composição despreocupada com a realidade dos traços, os tons mais terrosos da tinta, as pinceladas mais rápidas, enfatizando a mensagem que o artista quer transmitir, o desespero, a opressão e o desajuste. Aqui, a humanidade se encontra frente à natureza hostil criada por uma sociedade que a entrega. Por muitas vezes essa pintura é relacionada ao poema "Navio Negreiro” de Castro Alves, segue trecho do poema:
[1]: Crise dos imigrantes: é como denomina-se a crítica situação humanitária vivida pelas centenas de milhares de refugiados, oriundos majoritariamente da África e Oriente Médio, e da Ásia (em menor proporção), que buscam chegar na Europa Ocidental. As causas principais são: guerras, conflitos, fome, intolerância religiosa, terríveis mudanças climáticas e violações de direitos humanos.
[2]: Tradução livre: uma cena de rostos distorcidos protestando por trabalho e pão.
Referências bibliográficas:
Comments