top of page
Buscar
Henry Gabriel Silva de Jesus

Impactos da escravidão no Brasil e a escravidão contemporânea

**Sobre o autor: Henry Gabriel tem 12 anos e é morador do Capão Redondo. Sempre foi muito curioso e com uma vontade imensa de conhecer o mundo e aprender cada vez mais. Quando a Associação Juntos Pelo Capão iniciou o trabalho na sua comunidade, agarrou a oportunidade por acreditar no poder transformador da educação!

***Este texto faz parte de uma parceria entre a Revista Pra Toda Gente e a ONG Juntos Pelo Capão, que atua na região do Capão Redondo em São Paulo/SP. A ONG Juntos Pelo Capão, busca aproximar as crianças da comunidade da educação, Através do projeto "Escritores Mirins", crianças do Capão Redondo têm a oportunidade de produzir e publicar seus textos. Para mais informações entrar em contato através de @juntospelocapao.


A pergunta que faço é: A escravidão acabou? Essa é uma questão que muita gente se pergunta… Não, ela infelizmente não acabou, muitas pessoas pensam que a escravidão foi só em tempos passados, mas na verdade ela existe até hoje, não só com negros, mas com diversas pessoas em situação de vulnerabilidade, como os imigrantes que chegam ao Brasil com suas famílias atrás de emprego, moradia e comida. Muitos deles quando conseguem uma oportunidade são enganados pelo patrão que promete uma boa vida, casa e etc..


Você sabe o que é um trabalho escravo contemporâneo? Bom, basicamente é assim, chegam no país imigrantes em situação de vulnerabilidade, os gatos, (como são chamados os patrões) prometem casa, comida e um monte de coisas boas, mas na verdade quando os trabalhadores chegam no lugar indicado, não é nada disso. Ah! Muita gente fala - mas não é fácil? É só falar que não quer e ir embora… - sim, mas a maioria desses trabalhadores são imigrantes e estão em situação de extrema vulnerabilidade e por isso acabam permanecendo nos empregos mesmo que em situação de trabalho escravo.

Esse trabalho escravo é muito parecido com o de antigamente, pois esses trabalhadores fazem o serviço forçado, sofrem maus tratos, vivem em lugares precários, não são pagos de forma correta e não têm seus direitos respeitados. Isso é um trabalho escravo contemporâneo e isso acontece ainda no Brasil porque temos muitos trabalhadores que necessitam da miséria do salário que recebem para sustentar sua família.


Desta forma, quando uma pessoa está fazendo algo contra sua vontade sem poder dizer que não, quando ela trabalha sem descanso ou folga, podemos perceber que ela está em um trabalho escravo.


Meu sentimento sobre o trabalho escravo que ainda existe é de tristeza e revolta. Acredito que para a construção de uma sociedade mais justa não podemos compactuar com isso, mas sim denunciar!


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page