top of page
Buscar
Lara Nishimura

Indicações de leituras para começar a estudar História

ou Indicações de textos metodológicos para entender como começar a estudar História


Uma das questões que acredito (para não dizer que tenho 99% de certeza) que tem perturbado os historiadores e estudantes de História, é a grande quantidade de pessoas que tem “ensinado” História de uma maneira complicada (digo isso para, pelo menos, não dizer “errada” e entrar em uma discussão sobre ensino de História). Pensando nisso, decidi dedicar meu artigo desta edição a trazer livros que são interessantes para se entender História e, sobretudo, como estudá-la. Pode ser estranho pensar em como estudar ou em porque estudar, mas estes questionamentos trouxeram perspectivas fundamentais para o meu entendimento do ofício do historiador.

Não estou dizendo que quem não é historiador não pode estudar História, mas acredito que é importante entender como eles a estudam para entender como lidar com as informações históricas e não transmitir dados errados para um grande público. A História, assim como outras Ciências Humanas, é complexa; a sua simplificação traz certas consequências que podem repercutir de uma maneira ruim.
A leitura de textos e livros históricos é válida para aqueles que se interessam por eles. É importante que conheçamos a História. 

Apologia da História - Marc Bloch

Se trata de uma obra publicada após a morte do historiador e integrante da Escola dos Annales [1], Marc Bloch. A obra começou a ser escrita durante a Segunda Guerra Mundial [2], enquanto seu autor estava em cativeiro e acabou sendo fuzilado pelos nazistas em 1994.

Os seus cinco capítulos tratam de pontos importantes para o estudo da História, ou melhor, sobre o método utilizado pelos historiadores.

Considero importante entender como se estuda, porque se estuda e para que se estuda História, para que, somente depois, a estudemos. Bloch traz questionamentos nesse sentido e, por isso, o indico aqui.


Aproximações estudos de história e historiografia - Fernando A. Novais

O livro de Fernando Novais traz pontos importantes da História do Brasil para o estudo da História, como: a discussão de conceitos e perspectivas da Colonização e Sistema Colonial; o Antigo Sistema Colonial; o processo histórico da formação do Brasil; e até mesmo capítulos sobre Celso Furtado [3] e Caio Prado Júnior [4].

Sua leitura contribui com o estudo da História brasileira, tema que considero extremamente importante, afinal, é a história do país em que vivemos (a não ser que algum leitor seja de fora. Nesse caso: Olá! Muito obrigada por ler a nossa revista! Espero que esteja gostando <3) e acredito que precisamos entender a nossa [5] História, antes de entender a História de outros lugares.


Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre dos gatos na rua Saint-Séverin - Robert Darton

O texto de Darton foi um dos textos que mais me impactaram no primeiro ano da graduação de História. Seu conteúdo trata de questões culturais, históricas e sociais da Europa, sobretudo da França, a partir de um caso narrado, no começo, sobre a revolta de operários contra gatos e o consequente massacre dos felinos. Tal fato, leva o autor a tratar de temas dentro das questões apontadas anteriormente.

“No entanto, o fato surpreende desagradavelmente o leitor moderno, que não o acha engraçado, mas quase repulsivo. Onde está o humor, num grupo de homens adultos balindo como bodes e batendo seus instrumentos de trabalho, enquanto um adolesncente reencena a matança ritual de um animal indefeso? Nossa incapacidade de entender a piada é um indício da distância que nos separa dos operários da Europa pré-industrial.” p. 106 da 2ª edição pela editora graal

Lembro de terminar a leitura e pensar muito sobre a maneira como o autor expôs a narração dos acontecimentos, com as explicações e perspectivas sobre seus detalhes que à primeira vista não me foram relevantes como, por exemplo, o entendimento da figura dos gatos da Europa da época.


Espero que estas indicações sejam interessantes para vocês, leitores e ter ajudado de alguma forma.


Até a próxima!



[1] A Escola dos Annales foi uma escola historiográfica francesa importante para o modo como se estuda História atualmente. Sua revista, a Annales d’Histoire Économique et Sociale (Anais de História Econômica e Social) foi relevante para que seus integrantes disseminassem suas ideias.

[2] A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um conflito bélico que aconteceu, em sua maioria, no território Europeu. Tal período também ficou conhecido na História pelo genocídio judeu e pelos bombardeios atômicos contra o Japão.

[3] Importante economista brasileiro. Foi Ministro do Planejamento do Brasil no governo de João Goulart.

[4] Importante figura para a historiografia brasileira. Colaborou em diversas áreas acadêmicas, como a fundação da Associação dos Geógrafos do Brasil.

[5] Por nossa, me refiro à História Brasileira e até mesmo à História da América Latina.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page