No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti. Por isso, pensei em fazer um artigo diferente para esta edição da revista PTG e listei cineastas e atores trans e travestis presentes em obras do cinema de horror.
Antes de começarmos a listagem é sempre bom enfatizar que, ainda hoje, o gênero de horror permanece sendo muito menosprezado pela academia de cinema. Isso ocorre por se tratar de produções com orçamentos mais baixos do que a média geral, o que acaba por vezes sendo considerados cinemas independentes e que fogem do universo extravagante e excessivo de Hollywood, esse que apresenta produções com valores inimagináveis e estruturas de maior qualidade. Mesmo ficando de fora das premiações das principais academias de cinema, o horror é um gênero que engloba uma complexidade narrativa que permite a aparição de críticas sociais, políticas e, além disso, é um gênero que por ser popular entre as produções independentes, acaba por ser realizações mais acessíveis. Outra característica do horror é a aparição de personagens queers que se apresentam nas narrativas, não é de hoje que podemos ver personagens LGBTQIA+ fazendo parte dos cenários de horror, pois bem, o gênero sempre perpassou as camadas mais invisibilizadas da sociedade e, por isso, neste artigo quero listar tanto os personagens quanto os atores e cineastas queer que estão presentes em obras do cinema de horror.
Tendo dito isso, vamos à listagem:
ALICE MAIO MACKAY - Cineasta australiana, de apenas 18 anos, que estreou com o terror queer de vampiros e em breve lançará o slasher queer BAD GIRL BOOGEY.
JAMIE CLAYTON - A atriz viveu a nova versão do Pinhead, líder dos Cenobitas, no reboot de HELLRAISER.
ANGELICA ROSS - Estrelou duas temporadas de AMERICAN HORROR STORY (AHS: 1984 e AHS: Double Feature).
LACHLAN WATSON - Viveu as icônicas "sementes" do Chucky, Glen e Glenda, na 2ª temporada de CHUCKY e esteve presente na série CHILLING ADVENTURES OF SABRINA como Theo Putnam.
NICOLE MAINES - Protagonista do filme BIT, que fala sobre uma garota trans que se junta a uma comunidade punk de vampiras.
DOMINIQUE JACKSON - Destaque da segunda temporada da série AMERICAN HORROR STORIES, na qual interpretou Bloody Mary no quinto episódio.
LAVERNE COX - Participou do filme de comédia e terror BAD HAIR sobre um aplique de cabelo assassino.
ELLIOTT PAGE - Atuou nos filmes de terror THE CURED, FLATLINERS e HARD CANDY.
JORDAN GONZALEZ - Ash na nova versão slasher da série PRETTY LITTLE LIARS.
INDYA MOORE - Integrou o elenco do segundo filme da franquia ESCAPE ROOM.
QUEI TANN - A filmografia da atriz conta com os filmes CAM, THEY/THEM e a 11ª temporada de AMERICAN HORROR STORY.
ZOEY LUNA - Interpretou a bruxa Lourdes em THE CRAFT: LEGACY, sequência do clássico de 1996.
SKYLER DAVENPORT - Protagonista de SEE FOR ME, filme que acompanha uma jovem cega que é vítima de um grupo de criminosos que invade a mansão isolada onde ela trabalha.
MISHA OSHEROVICH - Estrelou a comédia slasher FREAKY, a série THE GIRL IN THE WOODS e o curta-metragem de horror queer SNATCHED.
RYAN SIMPKINS - Alice em FEAR STREET: 1978.
BELLA RAMSEY - Ellie na série live-action do famoso game de survival horror THE LAST OF US.
MORGAN DAVIES - Danny em EVIL DEAD RISE, que estreia dia 20 de abril nos cinemas brasileiros.
AMANDLA STENBERG - Estrela de BODIES BODIES BODIES e do novo filme de horror queer MY ANIMAL.
M. J. BASSETT - Cineasta britânica que dirigiu os filmes SILENT HILL: REVELATION 3D, DEATHWATCH, WILDERNESS e alguns episódios da série ASH VS. EVIL DEAD.
Comments