“Pequenos segredos fatais” é o livro de estreia da escritora estadunidense Wanda B. Morris, o qual foi traduzido por Karine Ribeiro e publicado pela Editora Nacional no ano de 2022.
A trama narrada em primeira pessoa conta a história de Ellice Littlejohn, que é uma mulher negra e advogada renomada numa empresa de transportes na Cidade de Atlanta, no Estado da Geórgia (EUA). Ela está na faixa dos 45 anos e carrega um status de profissão robusto, bem como uma vida pacata, tranquila e muito privada. A protagonista faz questão de manter o pessoal e o profissional bastante separados. Ocorre que esse status está ameaçado, assim que pela manhã, ao chegar no escritório para uma das suas reuniões íntimas com Michael Sayers, o encontra morto, numa cena de aparente suicídio. Diante da morte do então chefe e amante, a rotina de Ellice é virada de cabeça para baixo. A mulher respeitada e bem sucedida começa a ser desmascarada em seus muitos segredos, os quais ameaçarão, inclusive, a sua liberdade. Entre a cena de velório, a investigação criminal e a obrigação de assumir a posição no Conselho Executivo da empresa imposta pelo CEO e pela líder de RH para apaziguar manifestações de igualdade racial nas grande corporações, ambas as esferas de seu cotidianocomeçam a se enroscar, e, para sua infelicidade, acaba sendo a principal suspeita do assassinato e de outros que se sucedem.
O livro é dividido em três grandes capítulos denominados: “elefantes”, “grama” e “luta”. Os quais estão relacionados com a metáfora: "Quando dois elefantes brigam, quem sofre é a grama", para representar o desenvolvimento da trama do poder entre classe, raça e gênero. A categoria de romance policial costuma construir a personalidade dos protagonistas de forma mais detalhada. No entanto, é sentida a falta de um maior desenvolvimento de Ellice, bem como da afetividade da personagem. A escrita é bastante descritiva e, como a narrativa é escrita em 1ª pessoa, há de se questionar o quão confiável é a história contada.
Morris faz questão de demonstrar como a infância de Ellice foi difícil, tendo retratado a convivência com sua família disfuncional, os abusos, o aborto sofrido e toda a negligência e tensão racial de ser uma criança negra no sul dos Estados Unidos nos anos 70-80[2]. A salvação de sua trajetória foi ter conquistado uma bolsa de estudos e, mesmo com a mãe Martha Littlejohn tendo sido contra, com a ajuda da tia Vera, partiu da pequena cidade de Chillicothe para Atlanta, no colégio interno.
Cenas como do abuso sexual de Ellice e do aborto podem provocar diversos sentimentos, a depender do interlocutor. As primeiras menções metafóricas comunicam ao leitor o quanto sua infância foi complexa e sofrida. No entanto, ao reviver os episódios escancara as feridas que carregava.
O passado vai sendo trazido à tona e, acabamos por nos questionar, será que Ellice de fato não matou Michael como tanto afirma? Ela não é carismática, não confia em ninguém, e suas poucas relações íntimas não sabem da existência do seu irmão, Sam Littlejohn. Entre diversas tomadas de decisão perigosas e ingênuas, às quais chegamos a questionar se é uma advogada tão boa assim, a protagonista vai amadurecendo e nos dá um final que finalmente escancara quem é essa mulher misteriosa, bonita e cheia de segredos.
O romance de estreia de Wanda B. Morris merece ser lido, debatido e bastante criticado. Nós, amantes de romance policial, estamos acostumados com narrativas de poder em que os personagens são brancos, ricos ou/e que possuem motivações até mesmo mesquinhas. A forma como a temática racial é debatida foi bastante inesperada para mim e fiquei surpresa com o desfecho. É um livro que eu pretendo ler várias vezes.
[1] Título original: All her little secrets by Wanda B. Morris
[2] Até o ano de 1968, ano em que as leis de direitos civis foram aprovadas nos Estados Unidos, o país - especialmente o sul - era regido pelas leis Jim Crow, as quais determinavam a divisão entre negros e brancos. Mesmo após a revogação das normas, a população negra dos Estados Unidos sofreu um racismo intenso, e uma série de restrições em relação aos seus direitos.
Comments